A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

24 agosto, 2010

Você merece ganhar dinheiro?

Vamos falar hoje sobre o motivo pelo qual  maioria de nós fica no sonho e não realiza. E a questão é o merecimento: Você merece ganhar dinheiro? Do post Ganhar dinheiro, deixamos a seguinte pergunta: "Afinal, quem sou eu para merecer isto?" E de Definir seu desejo ficou o seguinte: "E ganhar na Mega? Vou contar um segredo: a maioria das pessoas que joga, não acredita em momento algum que vai ganhar.... e sabem o motivo?"


Todos recebemos desde que começamos a 'aprender' sobre este mundo, uma série de ensinamentos sobre  a limitação de tudo. Melhor seria dizer: começamos a des-aprender, pois quando crianças sabemos mais do que depois. Ao menos, sabemos mais sobre a infinita capacidade do Universo e capacidades que temos. Talvez por este motivo as crianças nos perguntam ao terem um pedido negado: por que não? por que não dá? Já observaram isto? Já pensaram por qual razão as crianças não conseguem entender quando dizemos que não podemos fazer uma coisa ou outra? Eu tenho tentado entender, tenho avaliado, sigo diariamente me perguntando sempre a mesma coisa: por que não dá? Por que não podemos? Ou seria: por que não poderíamos?

Nós aprendemos sobre os limites: a natureza é limitada, nossa capacidade é limitada, nossa vida é limitada, o que podemos fazer é limitado, nossa liberdade é limitada. No entanto, da forma como entendemos ou percebemos o mundo, pode até ser limitado. Isto entendendo que nós nos limitamos. Se nos libertássemos de fato, talvez pudéssemos ver o quando temos de possibilidades. Aliás, vale lembrar, o Kiyosaki mostra muito bem a diferença de pensar entre o pai rico e o pai pobre.

E começamos pela liberdade da qual já falamos aqui. Você é livre para fazer o que desejar! Lembram disso? Claro que a maioria discorda, mas não conseguiria juntar argumentos para mostrar o contrário. A questão é muito simples: Você não gosta de seu trabalho? É livre para deixá-lo. Ok, e de onde vou arrumar sustento para mim e minha família? Esta, respondendo, é outra questão. O fato é que Você pode deixar o trabalho que não gosta agora mesmo. Correto?

Vamos então falar do motivo pelo qual a maioria de nós não consegue realizar seus desejos. Seja qual for o desejo: ter mais saúde, ter mais dinheiro, ter mais bens, ter uma vida mais harmoniosa, ter um amor verdadeiro, um bom casamento, filhos maravilhosos. O que seja. Não vinculamos aqui ao Ganhar dinheiro, embora a maioria de nós, pelas mesmas questões do pensar limitado, acredita que até poderia atuar sobre coisas, mas não sobre saúde e relacionamentos. Este é o motivo de falarmos em bens materiais. Depois de entendermos e aprendermos sobre isto, o restante ficará mais fácil.

Primeiro vou falar de duas pesquisas simples que fiz. Uma delas com amigos, companheiros, conhecidos. Quando larguei a empresa de consultoria que tinha em sociedade em Porto Alegre para casar, ter filhos e morar numa cidade pequena e praiana, todos meus amigos e conhecidos julgaram um ato descabido. Como tu vai trabalhar lá? Como tu vai poder ganhar dinheiro? E pergunta que fiz foi a seguinte: Se Você pudesse escolher do que viver, sem se preocupar em ter de ganhar dinheiro, o que Você escolheria como ocupação se é que escolheria alguma?.

Simples a pergunta? Fácil de entender? Todos, sem exceção, escolheram algum trabalho. A maioria vinculou a trabalho muito rentável onde é mais fácil ganhar dinheiro, embora não fizessem este trabalho e nem gostassem dele. A maioria, também, colocou-se como empregado. Daí modifiquei a pergunta ou a complementei: e se Você quisesse ficar rico ou milionário, o que faria? As respostas foram de "Sem chances, não é pra mim" até "agora já passou o tempo, agora é ir levando assim". Limitação! Certo? Todos acabaram se limitando a fazer um trabalho senão não ganhariam dinheiro. Todos se colocaram fora da riqueza, nada de ficarem ricos.

Notemos que eu coloquei na pergunta o termo: "...sem se preocupar em ter de ganhar dinheiro, o que Você escolheria como ocupação...". Este pequeno texto queria deixar a possibilidade de a pessoa já ter um ganho certo sem um trabalho, ela só teria de escolher uma ocupação como laser, como terapia, "se é que escolheria alguma?" Mas todos se colocaram em trabalhos. Eu tive um colega numa empresa em certa ocasião, que embora fosse muito dedicado ao trabalho, me disse certo dia: "se não fosse pelo dinheiro, eu passava o dia numa praça jogando bola com a gurizada". Ele nunca avaliou que poderia ser, por exemplo, professor de educação física atuando para órgãos públicos ou ONGs no trabalho de inserção de meninos pobres na sociedade através do esporte. Ganharia seu sustento fazendo o que desejava. Mas nunca sequer avaliou esta possibilidade.

Outra vez fiz por acaso uma pergunta numa fila de uma agência lotérica e esta me levou a seguir perguntando para muitos mais depois. E a pergunta era: Você acredita que vai ganhar? Por que Você acha que merece este prêmio? A resposta me levou a fazer tal pergunta mais vezes, ao longo de uns dois meses para 90 pessoas. Uma, somente uma, me respondeu: "Porque eu não mereceria? Qualquer um merece e eu quero ganhar!" Todos os demais não falaram de merecer, apenas referiam o fato de "estarem jogando para ver, pra jogar, vai que eu ganhe...".

Só um em 90 disse que merecia! Isso representa menos de 1%. Imagine Você se julgar merecedor de uma fortuna sem ter trabalhado para isso? Imagine ganhar o pão sem o suor do rosto? Imagine ser uma pessoa com toque de Midas, aquele tipo de pessoa que parece que em tudo que toca se transforma em ouro? Estas são, normalmente, as milionários. Pessoas que não crêem em limites. Os demais vão levando, jogam por jogar, trabalham porque é o único jeito de ganhar dinheiro. Se submetem a uma vida de dificuldades sem questionar, aceitando tão somente que é assim e pronto.

Isto posto, vamos pensar um pouco: Você merece ganhar dinheiro? Você merece ganhar muiiiito dinheiro? Mesmo sem ter trabalhado para isto? Quero respostas. Com o motivo. Por que Você acha que merece ganhar dinheiro sem ter trabalhado para isto? Por que Você merece ter saúde plena se há tantos doentes? Por que Você merece ter uma união (casamento, sociedade, etc) boa e com harmonia se há tantas dissoluções por problemas?

Amanhã vamos seguir neste tema, creio que ainda há o que falar, mas não hoje porque ficaria muito longo. Vamos falar sobre o que disseram a maioria em complemento à resposta: "estarem jogando para ver, pra jogar, vai que eu ganhe...". E ainda sobre uma pesquisa feita sobre a escolha profissional, paixão ou ganhar dinheiro?

##########
A qualquer tempo que Você ler este post, envie sua resposta, por favor. É uma forma de avaliarmos o pensar, os limites, nossa capacidade de expansão.

.
Amanhã seguiremos:

0. Ganhar dinheiro
1. Definir o desejo;
2. Faça seu desejo acontecer;
2.1. Faça seu desejo acontecer: as afirmações
3. Visualizando o seu desejo;
4. Você merece Ganhar dinheiro?
5. Ganhar dinheiro: o que faria com ele?
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!