A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

06 julho, 2010

É mais importante o processo do que a meta

Veja bem o que estamos dizendo: É mais importante o processo do que a meta. Isso mesmo! Ou, pelo menos, foi o que dissemos. Claro que a maioria sempre discorda disso. Vive-se a buscar incessantemente as tais metas. Que nos levarão ao depois, para então traçar nova meta e.... depois termina. Ou não?

Claro que o que desejamos, o que queremos, fazem parte de metas que traçamos e devemos estar em busca ou em espera de que ocorram como queremos. Depende de cada caso. Mas o que estamos querendo dizer é que, é importantíssimo que se viva a vida enquanto se busca a meta.


Lá por março, falando ao telefone com minha mãe, perguntei-lhe quando viria novamente nos visitar. E ela disse 'agora no teu aniversário'. Então eu repliquei que isto seria dali a mais de 3 meses. E sua resposta foi, 'então, já está logo aí, quando tu vê chegou'. Isto é viver datas, metas, deixando passar o tempo entre uma coisa e outra. Lembrou-me, inclusive, que quando eu era ainda um adolescente, era chamado as 6h20 com o aviso: 'levanta que já vai dar 7 horas'. E o segundo chamado reclamava que 'já são 7 e eu ainda não havia levantado, iria chegar atrasado'.  E meu sono de 6h20 até as 7h10 que era o meu horário para levantar, se evaporava. Ou melhor, se tornava um sono perturbado. Melhor era levantar logo, mesmo sendo muito cedo.

Já notaram quantas pessoas vivem assim? Você? Não? Que bom. Porque o primeiro sintoma disso é quando se diz: 'mas já está chegando o meio do ano e eu nem fiz nada ainda!'. Ou então: 'ih, já é Natal e eu ainda tenho tanto para fazer este ano!'.  Você já disse isso alguma vez? Se a resposta é negativa, ótimo!

Aqui em casa nós desaceleramos. Não no que fazemos. Fazemos, aliás, o que desejamos fazer, o que escolhemos fazer. Mas vivendo cada momento do dia, da semana, do mês. E quando alguém diz que o meio do ano já está chegando e parece que o Natal foi ontem, nossa expressão é: "Como assim? Para nós parece que o Natal passou há muito tempo. Afinal, fizemos tantas coisas desde lá, que parece que passou muiiiito mais tempo".

E qual é a mágica? Fazer as coisas com a cabeça, a concentração, a alegria no lugar em que se está. Seja lá o que for: nós já fomos ao zoológico dar pipocas aos macacos 3 vezes este ano; à praia caminhar na areia, incontáveis vezes; passear de bicicleta com nossa filhota mais uma dezena, ou algumas dezenas. E cada evento desses, com a grandeza dele mesmo. Com o foco no momento.

Lembre-se, a vida está no meio tempo, está no dia-a-dia, está no tempo todo. Não se vive por partes ou nos intervalos da novela. A vida é perene e permanente. Não deixe nada passar, não acelere nada.

E as metas? As metas estão no seu tempo devido também. Aliás, um tempo para cada coisa,  cada coisa a seu tempo.
.

E lembre-se e evite sempre:

"No fim da vida, a maioria dos homens percebe, surpresa, que viveu provisoriamente e que as coisas que largou como sem graça ou sem interesse eram, justamente, a vida".
 Irvin Yalom
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!