A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

24 maio, 2010

Provar que sou capaz

Já falamos sobre a desnecessidade de "provar que sou capaz". Ninguém deveria se ocupar de provar algo para alguém. Devemos procurar nossa felicidade fazendo tudo o que nos fizer bem, sem envolver a demonstração de valor a outros. E queremos dizer com 'procurar nossa felicidade', que devemos procurar sermos felizes ao invés de ter felicidade.



"Liberdade de e liberdade para" são dois assuntos que já falamos aqui. E inclusive lá referenciamos os pré-requisitos para exercermos a "liberdade para algo" que neste caso seria fazer um certo curso para exercer uma futura profissão. E este pré-requisito agora é passar no vestibular. Sugiro que leias o post citado.

Sobre a liberdade de seus pais, creio que Você poderia entender que é livre e pronto. E buscar a harmonia na convivência com eles. Harmonia total. Entenda que ninguém faz algo para prejudicar outros, muito menos os filhos. O que os pais fazem, que por vezes nos parece errado, é na verdade tentando fazer o melhor. No entendimento deles estão sempre fazendo o mais indicado para o bem dos filhos.

Se Você buscar a harmonia vai conseguir aos poucos ir mudando a situação e fazendo-os entender toda a situação que se cria e que está sendo algo desagradável para Você. Você pode ter uma vida além de seus pais, mesmo vivendo com eles. Uma coisa não impede outra. Morar só não é, por si só, sinônimo de liberdade ou autonomia.

Sobre o vestibular: Toda crença limitante é ruim. Ter como crença que passar no vestibular é muito difícil te limita ao chegar nesta situação. Você já entra no jogo com uma certa certeza de que perder será o mais provável. E isto não é verdade. A crença negativa e limitante é que tem de ser trocada, alterada.

O vestibular ou qualquer prova de um curso ou de um concurso é difícil em maior ou menos grau, função de seu conhecimento dos assuntos e preparação para a prova. Ou podemos dizer que é fácil em maior ou menor grau... Ao fazer meu primeiro vestibular, por exemplo, não tive sucesso. Vi, entretando, que com meu desempenho eu teria entrado numa Universidade particular. E foi o que fiz, no próximo semestre, entrei na particular. Mesmo assim não foi tão fácil, ficando na posição 59 de 60 vagas.

Dois anos mais tarde, ao pedir troca de curso (engenharia mecânica para civil) fui informado que os ingressos em qualquer curso seriam somente via vestibular. Me inscrevi para civil, não estudei quase nada, e fiquei em 5˚ lugar. Fácil, o conteúdo já era de meu completo domínio.

Então vamos pensar: passar no vestibular é difícil? Se Você estiver preparada para acertar quase todas as questões é facílimo! Não, isto não é brincadeira, estou falando sério. O que se tem que fazer é estudar o suficiente para dominar o conteúdo e mandar ver. Ninguém, numa situação destas, pode dizer que tem concorrentes.

Esqueça-se, então, de que passar no vestibular é difícil. Pois não é!!! No meu vestibular para Engenharia Civil, provei isto. Entrei na sala a cada dia, resolvia sem dificuldades as provas e corri pro abraço. É isto que Você tem de fazer, já que o vestibular está no seu caminho.

Lembre: Você já é livre de tudo. Você é livre para tudo, porém tem que estar preparada. Leia o post referenciado que vai entender melhor.

No mais, fé e força!

Obs.: Se Você não entendeu a forma que nos expressamos neste post e nos dois dos dias 23 e 22, ê porque estão publicados em resposta a uma solicitação de uma leitora deste Blog.

Leia também:

Coaching e PNL
Motivação
Treinamento e Motivação; Coaching e PNL




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!