A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

11 maio, 2010

Motivação

Motivação é interna, faz parte de cada um. Ninguém motiva a outros. Já ouvimos todos falar desta maneira, correto? Ocorre que a motivação, embora seja própria de cada um, pode sim ser provocada por outros.



Quando assistmos a uma palestra, um filme de aventura e superação, muitas vezes saímos motivados a sair fazendo coisas que temos adiado. E isto é o estímulo que vem de fora e desperta nossa capacidade e vontade de fazer certas coisas.

E não é raro, passado o impulso, deixarmos novamente tudo para lá... "afinal, pode não valer a pena... nem sei se vai dar certo, mesmo...". Isto sim é mais função própria de cada um, quem tem os motivos para a ação e quem não tem. Ou não encontra estes motivos fortes o bastantes para agir de fato.

A questão passa por podermos ver, para alguns ao menos, que o que podemos fazer vai valer a pena. E sito podemos ver através de palestras, filmes, livros e de exemplos da vida de outros, tanto que já ouvimos muito a indicação do quanto é bom lermos biografias de pessoas que "deram certo".

Aliás, isto é uma forma de falar muito interessante. Não sei de pessoas que não deram certo em suas vidas. Todos podem se realizar como pessoas de forma muito simples, não necessitando tornar-se um exemplo para a humanidade para poder ser chamado de "pessoa que deu certo".

Mas vamos voltar à questão: muitos de nós necessitam de estímulos externos, outros não. As palestras, cursos, livros chamados de auto-ajuda, as biografias são bons estímulos para colocarmos em ação o que temos latente dentro de nós.

Há aqueles que não necessitam de estímulos, pessoas que são ativas o suficiente para estarem sempre fazendo o que lhes vêm à cabeça e que pareça-lhes bom.  A estes basta pensar em algo e partir par a ação.

É um tema pouco controverso e creio que vai permanecer assim. Mas vamos aqui tratar desta maneira. Nas próximas falas a respeito de Motivação seguiremos neste tom.

Você poderá gostar de ler também:

Treinamento e Motivação; Coaching e PNL
Motivação: Desenvolvimento Pessoal

.
Gostou do texto? Comente. Não gostou? Comente também!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!