A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

17 maio, 2010

Coaching e PNL 4

Ontem falamos de Liberdade de algo e liberdade para algo. Hoje vamos seguir falando das crenças que nos limitam, dificultam ou impedem nossos movimentos.



Como falamos, a Liberdade para algo pode ter restrições em busca das quais Você terá de partir para resolver. Não lhe tira a liberdade, mas a prorroga no tempo. É como se tivéssemos algumas premissas para serem cumpridas antes. E é disso que falamos ao dizer que para receber algum desejo expresso ao Universo, temos de estar preparados para os permitir vir até nós.

Então, para chegarmos no ponto de termos plena liberdade, ou seja, liberdade de algo e para algo, temos que remover dificuldades, entraves que estão em nosso caminho.

E os maiores dificultadores que podemos encontrar são nossos inimigos internos: as crenças. E mudar nossas crenças, as tais formulações ou programações que temos instaladas em nossa mente e que nos prendem, nos modelam, nos bitolam, nos tolhem a liberdade, é uma tarefa importante a que devemos nos dedicar.

Aliás, cabe salientar o primeiro item desta questão, nós tolhemos nossa liberdade para algo por deixar que tais programações façam parte de nós. Ou por acreditarmos nisso. E as tais programações, nossas crenças, nos foram colocadas ou nós as formamos, baseados em verdades de outros, verdades que nos foram apresentadas como tais. E nós podemos mudá-las. Toda e qualquer crença pode ser modificada, deletada, melhorada. O que quisermos.

Comparando com um PC, é como pensarmos que o sistema operacional que vem instalado é a única possibilidade. A maioria das pessoas nunca experimentou outro sistema afora o Windows. O que seria na comparação, outra forma de pensar. Há os Sistemas baseados em Linux que são uma forma diferente de fazer as coisas. Há, ainda, o Sistema da Apple, OS X Snow Leopard, diferente de todos os outros. Outra forma de pensar. Cada uma com suas limitações e com suas liberdades.

Assim como o Sistema Operacional de um Computador pode ser trocado, alterado, podemos fazer o mesmo com nossas crenças. Nós podemos retirá-las, apagá-las, alterá-las, conforme seja nossa vontade. E fazendo isto, estarermos mudando nossa realidade.

E isto é o ponto principal. Nossa realidade é modelada por nós com base nas crenças que mantemos. Realizou isto? Entendemos todos a importância que pode ter o ato de rever nossas crenças? O quanto podemos crescer, mudar, melhorar, nos libertar, se mudarmos nossas acreditações sobre os valores e as verdades?
*****
Um esclarecimento: Já falamos neste Blog sobre todos estes itens, mas a cada vez tentamos colocá-los de uma forma mais esclarecedora. A cada vez, uma nova tentativa de tornar claro a cada forma de pensar de quem lê este Blog. A ordenação com que colocamos as informações em nossas mentes, cada um na sua, traz particularidades que tornam as formas de pensar e falar diferentes a cada pessoa, nossa diversidade. Assim, com o intuito de atingir o maior número de pessoas possível no tocante ao entendimento do que queremos dizer aqui, é que vamos re-escrevendo os assuntos de formas diferentes a cada vez.

Amanhã, então, seguiremos com este tema.

Leia também:
Coaching e PNL
Motivação
Treinamento e Motivação; Coaching e PNL
Motivação: Desenvolvimento Pessoal



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!