A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

22 outubro, 2010

Você não tem errado ultimamente?

Pois sempre cabe fazermos esta pergunta: "Você não tem errado ultimamente?" Como dissemos no post  passado, "Nosso racional nos tolhe de muitas tentativas que deveríamos ter feito na vida e que deixamos por fazer, afinal racionalmente não valiam a pena." Ou seja, agimos racionalmente sempre em busca de acertos. Tudo muito bem. Mas onde chegaríamos desta maneira?

____________________________________________________
____________________________________________________

Quero comentar aqui duas pequenas histórias que estão ligadas em suas idéias básicas. Há alguns anos acompanhando a uma série de palestras na Semana da Qualidade na Unisinos, tive a oportunidade de assistir a Dulce Magalhães em uma excelente apresentação de idéias.

E ela narrava um episódio por ela vivido no qual ela havia cometido um grande engano numa ocasião, situação que lhe colocou dentro de um episódio muito engraçado, mas onde a graça acabou sendo ela mesma. Foi, como ela mesma disse, um imenso mico.


E na seqüência perguntou a nós na platéia, quantos micos nós lembrávamos de ter cometido. Quantos, ao menos, nos últimos tempos? E então falou sobre a importância de tentarmos, experimentarmos, mesmo que errando, mesmo que cometendo micos. "Se Você não tem tido micos para lembrar", disse ela, "é por estar tentando muito pouco." É de pensar, não? Eu fiquei com este aprendizado sempre presente comigo. Aliás o recebi como um presente.

Na viagem de férias que fizemos em setembro, visitando lojas de arte e de artesanatos, encontrei uma pequena obra com uma frase interessante. Muito embora não aprecie termos chulos, não pude deixar de comprar tal obra e a coloquei na parede aqui de casa. Lembrou-me em muito o que havia dito a Dulce. "É fazendo m... que se aduba a vida", esta é a frase.

E, assim como a experiência narrada pela Dulce, esta frase nos remete à mesma situação: se não temos cometido micos, se não temos errado, é porque não estamos tentando, arriscando. Estamos deixando nosso racional comandar, não estamos atendendo nossos insights.

Vamos pensar nisso? Eu, ainda digo por vezes a minha mulher: "acho que ando errando pouco, tenho que melhorar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!