A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

16 junho, 2010

Que é Coaching?

Vamos tentar clarear um pouco a idéia de o Que é Coaching. Ainda é confuso o termo e o trabalho do Coach, embora esta atividade já exista há muito tempo.


Comecemos esclarecendo que o profissional é o Coach, que vem de treinador. E Coaching é o processo de trabalho entre o Coach e o cliente.

Diferentemente do ensino, onde um professor ensina ao aluno o que ele sabe e que o aluno ainda não sabe, no Coaching o cliente é o que sabe. O Cliente é o expert e tem as respostas, o Coach vai ajudá-lo no caminho entre um ponto e outro, uma forma de expressar melhor seus talentos.

Podemos disignar Coach como aquele que ajuda seus clientes a desenvolverem suas capacidades e habilidades. Ou, ainda, o Coach ajuda no transporte entendendo o Coaching (processo) como uma viagem de descoberta e melhoria.

"Coaching pode ser tomado como um processo que visa fomentar no cliente o conhecimento de si mesmo e impulsionar o desejo de melhorar ao longo do tempo, bem como a orientação necessária para que a mudança se produza". *1

De outra maneira: O Coach "ajuda a pessoa a mudar na maneira que ela quer, ajudando-a a caminhar na direção que ela quer ir. O coaching apóia a pessoa em todos os níveis do processo de tornar-se quem ela quer ser e ser o melhor que ela pode. O coaching leva à tomada de consciência. Potencializa escolhas e leva a mudanças. Ele libera o potencial da pessoa para maximizar o desempenho. O coaching, mais do que ensinar, ajuda às pessoas a aprender." *2

Então, como vimos, diferente do ensino, onde um ensina conhecimentos ao outro, no processo de Coaching, este ajuda o outro a aprender. No final, a ação de fato quem faz é o cliente. É este que aprende e isto sedimenta muito mais o conhecimento do que o processo de ser ensinado.

Um exemplo que muitos conhecem: Um jogador de futebol, que consegue se tornar um craque,  passa pelo processo de Coaching. Um bom treinador (Coach) do time que, que como é lógico, está lá para treinar e desenvolver as técnicas e táticas do time como um todo, também atua como Treinador de cada jogador. Ou pelo menos daqueles que se interessam em melhorar e se envolvem no projeto de revelação de seus potenciais.

O técnico (Coach) avalia e aponta aos jogadores no que cada um pode melhorar, quais os potenciais que podem ser desenvolvidos. Cabe daí, a cada um, escolher se vai entrar no processo, na viagem, ou não. Vi muitas vezes notícias e observações sobre o jogador Ronaldinho (aquele que jogava no Grêmio em Porto Alegre) que após os demais serem liberados do treino da equipe, ficava em campo por mais algum tempo (horas por vezes) treinando técnicas específicas que lhe foram apontadas como parte de seu potencial que deveria ou poderia ser desenvolvido.

Aqui podemos notar a distinção: a capacidade e o pontencial é do cliente (jogador). O visão foi do técnico (Coach) e pode também ser do próprio cliente. O Coach aponta os potenciais e o cliente os desenvolve, o cliente é quem aprende.

Aqui o processo de Coaching se dá "a partir da observação do treinador, este aponta suas observações ao jogador e este se aplica em desenvolvê-las. Este é que aprende".

Amanhã vamos falar sobre PNL: Programação Neuro-lingüística.

Leia também:

Coaching e PNL
.
*1: Sapo.pt
*2: Lambent

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!