A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

25 abril, 2010

Passo certo

Estar sempre esperando o passo certo pode parecer uma afirmação forte. E é. Ainda mais se Você se acha obrigado a estar sempre com o passo certo. Esta frase é do Blog da Iara, onde fui retribuir a visita e conhecer seu trabalho. Gostei, bons textos, bem escritos. Mas isto não é julgamento nem avaliação. Toda fala é boa quando exprime nossas verdades. E pronto. Mas o passo certo me remeteu para




algum post que fiz aqui, creio que falava de Tudo no lugar certo onde falamos que não há passo certo, ou que todos são certos.

Sim, acho que dizer que todos os passos são certos fica melhor. Por vezes é difícil entender ou aceitar certos passos que vemos outras pessoas dando, mas são os passos delas, escolhas delas.

Ah, mas tem as guerras, as invasões de territórios, etc. De toda maneira, sigo com minha idéia: é a escolha deles, não minha. Que fazer?

Está errado? É injusto? Não sei. Um faz, outros aceitam. E parece que o mundo é assim desde que o mundo é mundo. Nunca, em toda a história conhecida foi diferente. Poderá ser, talvez, na história que vamos escrever, mas isto será outra história.

Mas nosso texto quer tratar de outra coisa mais próxima de nós, mais do dia-a-dia. Schinyashiki nos diz que não devemos buscar sermos heróis, o chefe supremo na empresa, vencer batalhas injustas e inglórias. Não há lugar numa empresa para todos chegarem a ser o CEO. E isto não quer dizer que um é vencedor e todos os demais perdedores. Façamos nossa vitória da forma que for. Herói, para mim foi meu pai: pedreiro, trabalhava de sol a sol e um pouco mais, 7 filhos. Tinha, quando eu (último da prole) contava 7 anos, a melhor casa da rua, com enorme páteo e piscina. Isto mesmo, anos 60 e poucos e tínhamos piscina. E ele seguia pedreiro. E seguia de sol a sol. Isto é herói! Não ela piscina, mas por tudo que vinha agregado, ou antes da piscina.

Tenho a impressão que pessoas que entram todos os dias em pensamentos assim, de lutas a vencer, batalhas que deram certo, guerras que não acabam tem mais problemas para viver do que eu . Porque eu cansei de exigir de mim uma coisa dessas, estar sempre atenta, estar sempre esperando o passo certo.

Muito bom parar de exigirmos certas coisa de nós mesmos. Somos feitos para brilhar, disse Caetano, e brilhamos cada um com nossa luz. E nossa luz própria! Há quem pareça herói mas na verdade brilha com a luz dos outros. Pobres iludidos.

E creio que é isso. Temos certamente que acabar "fazendo amizade com o inimigo" pois, na verdade,  não há inimigo. Nós os podemos criar se desejarmos. Nós podemos, então, não os criar! E isto é o mais importante. E também não assumirmos inimigos de outros.

Gosto de ler e muito. Tenho lido ultimamente Yalom. A mim parece a psicanálise colocada à minha mesa. Embora ele esteja longe, sinto-o tão próximo quanto necessário. Seus últimos livros tem sido a cada dia mais esclarecedores, muito embora os primeiros que li sejam ótimos e estejam na fila da releitura.

E ele acabou me dizendo e mostrando o quanto tudo é pequeno frente à morte! E isto me fez colocar o tudo de que ele fala e eu complemento com o que eu quiser, dentro de uma mala e despachá-la para Passárgada. Pois aqui é meu lugar e faço deste o que eu desejar! E o desejo ótimo, alegre, feliz e cheio de amizades com os inimigos. (se eles ainda existirem).

Ah, não esquecendo do Bandler também, outro grande autor que me dá idéias de bons caminhos a seguir. Diz, de certa forma, que vivemos em constantes transes de hipnose. Ou, de outra forma, vivemos nossos personagens como os escolhemos, representando cada um da sua forma. E todos somos nós.

Leia também
Livro sobre Carícias
Coincidências



Aproveite: Livro em promoção com Frete Grátis!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!