A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

10 março, 2010

Desafio: uma hora sem críticas

Já li em artigos e livros o quanto não devemos criticar as atitudes das outras pessoas. Abraham, inclusive coloca isto ao falar em "Permissão".  Em alguns destes escritos nos sugerem que fiquemos uma semana sem criticar. Somente uma semana! É pouco, é fácil, por certo? Vou sugerir, no entanto, que fiquemos apenas...
...uma hora em críticas.



Parece muito fácil e na verdade é. Basta que nos policiemos. Imagine no seu dia a quantidade de vezes em que observa os atos e atitudes de outras pessoas. Em quantas destas vezes Você compara com sua forma de agir? E julga errada a maneira do outro? Ou seja, faz uma  crítica?

E vamos combinar: vamos contar todas as críticas feitas, mesmo aquelas apenas em pensamento. Outro dia, caminhando na rua e falando sobre este assunto, tratamos que iríamos começar. Estávamos minha mulher e eu. Logo a seguir ocorreu uma grosseria à nossa frente. Imediatamente minha mulher me disse: - nem em pensamento, ok? Minha resposta não seria outra: - vou começar a contar novamente.

Parece simples pois avaliamos, em princípio, que a crítica é aquilo que fazemos ao discorrer ou discursar sobre alguma atitude de outrem. Mas a coisa é muito sutil. Basta aquele maneio de cabeça ao ver um ato que já se constata a presença de uma crítica.

Então fica o desafio: uma hora sem críticas!

E por que esta idéia? Por que uma hora? A questão é que para mudarmos precisamos apenas dar um passo num novo rumo, num novo sentido. Se considerarmos esta uma hora vitoriosa como um primeiro passo, já teremos mudado nossa forma de agir. E teremos crescido, melhorado como pessoas.

Vamos encarar este desafio?

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!