A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

16 agosto, 2010

Gerar renda

Gerar renda é o assunto no qual seguimos hoje. Retornemos ao post Construir uma renda que publicamos no dia 12 passado. Lá falamos sobre a história do cidadão que aplicou desde cedo suas economias em imóveis para que lhe gerassem renda. Fez isto contrariando o que normalmente acontece que é, logo que passamos a ter uma renda nossa, passamos a gastar em prazeres.

Li outro dia uma matéria que reforça ainda mais esta atitude. A matéria em questão tinha como chamada: "imóveis valorizam 100% em 5 anos". Isto mesmo. Você adquire um imóvel para renda, recebe aluguéis mensalmente a, se desejar vender tal imóvel para aplicar em outro ativo, pode ter a certeza da valorização.

Isto indica, mais uma vez, que é uma forma segura de investimento. Moderada, diriam os mais conhecedores do assunto, mas segura sem dúvida alguma.

A propósito de imóveis, de aplicações, de ativos e passivos, vamos lembrar o que nos diz Kiyosaki em seu livro Pai Rico, Pai Pobre: ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no nosso bolso. Passivo é tudo o que tira o dinheiro do bolso. Simples não? De fácil entendimento, muito embora vá contra as regras usadas em contabilidade.

Daí vejamos: um automóvel é um passivo, nossa casa também, o celular e todas as tecnologias que geram contas, gastos. Ao contrário, um imóvel para renda é um ativo, um carro para locação também. E vamos repetir a pergunta: em que a imensa maioria das pessoas coloca seu dinheiro? E que os pais, educadores, permitem, ao invés de orientar? Em celulares, carros, motos. Tudo gerador de gastos, despesas, tudo passivo.

E o que mostramos no post citado foi que a realização daquele cidadão foi justo o contrário. Só aplicou em passivos quando seus ativos eram suficientes para pagar as despesas daqueles. Nunca devemos tirar do nosso salário ou outro ganho mensal, valores para pagar despesas. Devemos privilegiar as aplicações, gerar receita de ativos e daí poderemos ter os tais passivos. Foi o que comentamos sobre o carro que a esposa do Kiyosaki comprou. Só o fez quando seus ativos o suportavam.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!