A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

10 julho, 2010

Respeite seus filhos

O tema ou título parece estranho, mas é isso mesmo que está escrito: Respeite seus filhos! E o que isto quer dizer? Ou do que, afinal, estamos falando? Há uma grande quantidade de pais que colocam sobre seus filhos, projetam neles, a realização de seus próprios sonhos deixados no passado. Ou dizendo de outra forma, pior, não deixados no passado e que parece que querem os ver resgatados por seus filhos.

Um conhecido, outro dia, estava falando sobre sua decepção para com os resultados que seu filho vem alcançando em estudos, concursos e coisas afins. Disse que esperava mais de seu filho, afinal tinha dedicado tanto à sua educação e formação que pensava poder ver seu filho numa dada situação (que não importa aqui citar).

E falamos a respeito, permanecendo ele irredutível sobre sua idéia de que seu filho tinha a obrigação de lhe dar melhores respostas. As que ele esperava, na verdade. E então eu lhe falei que o que estava faltando era compreensão sobre a individualidade de cada um. Mais claro, lhe disse: Respeite seu filho!

Em algumas situações cheguei a pensar que poderia estar prejudicando minha filha por ter-lhe dado toda a liberdade para certas decisões. Algo como, no dia em que ela me perguntou o que eu pensava que ela deveria estudar na faculdade, lhe respondi: - Você decide! Qualquer curso que te faça feliz. Se decidir não fazer uma faculdade, beleza. Sigo feliz, desde que tu também fique feliz com tua decisão. Ela acabou iniciando um curso, tipo até decidir o que de fato fazer. Dois anos depois me disse que havia feito vestibular para Psico, tinha sido aprovada e que iria trocar de curso. Mesmo considerando 'perder' os dois anos de administração que havia feito. Minha resposta? - Tu não perdeu nada. Só ganhou. Decidiu por Psico? Siga em frente! Já tem mestrado nesta área e está feliz com o que faz. Isto me alegra muito.

No que eu disse que me preocupava em ter prejudicado? No fato de lhe dar total liberdade para que ela decidisse sua vida. Por vezes precisamos de limitações para facilitar nossas próprias definições. Mas eu a tinha educado buscando lhe dar a capacidade de decisão no que fosse preciso. E posso dizer agora, aliviado, que deixar toda a incumbência a ela sobre seu futuro, foi um acerto. E um total respeito!

E é disto que falo ao dizer que Você deve respeitar seus filhos. Deixe a eles as decisões sobre suas vidas. Quer ser surfista? Quer trabalhar com internet sem fazer faculdade? Quer ser piloto de avião (que dispensa a faculdade)? Quer ser doutor numa determinada área? Beleza! Diga ok a qualquer que seja a decisão. É, afinal, a vida de outra pessoa, não a sua.

Ah, mas eu queria que fosse advogado como eu. Ou, queria que fosse médico, pois eu queria ser e não pude estudar? Isto é, dizendo o mínimo, algo terrível! Querer que seu filho cumpra o que Você por algum motivo, qualquer motivo, não fez, é uma agressão à liberdade dele, a seu direito sobre sua vida.

Pense, como disse Gibran, 'nossos filhos não são nossos filhos, são filhos do mundo. Nós somos como arcos que lançamos flechas que cumprirão seus destinos'. As palavras não foram estas, exatas, mas é esta a idéia. Li este trecho há mais de 20 anos, não lembro de forma exata.

Cada pessoa, tenha ou não atingido algo planejado por ela mesma ou por outro, o que poderia parecer dizer que ela falhou, é um ser especial e cheio de potencialidades. Se ainda não realizou seu potencial, deve ter sido por falta de foco correto. Foi mal direcionado por qualquer motivo: as influências, suas crenças, condições econômicas, etc. O fato é que em todo ser humano há um potencial para ser realizado.

Reitero então: Respeite seus filhos, deixe-os realizarem seus potenciais. Garanto a qualquer um: só assim eles poderão ser felizes.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!