A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

02 abril, 2010

Muitas Realidades

Assim como há muitas realidades, afinal cada um de nós cria a sua, de forma mais ou menos consciente, há também muitas histórias que nos encaminham para um ou outro rumo na hora em que encontramos nossas encruzilhadas.




Quando éramos crianças, nossas histórias ouvidas eram os contos de fadas. (Claro que nem todos tiveram esta sorte.) Nos contos nós viajávamos por longínquas paragens, campos mágicos, situações inusitadas e inacreditáveis. Ou seriam acreditáveis? O que parece comum a todos é que tais histórias eram passadas e depois nos alertavam que eram só historinhas....

E assim fomos nos formando, entendendo que nossa realidade é dura e fria, é igual a de todos os demais, tem de ser igual a de nossos pais, tios, irmãos. Mas nem todos aceitavam isto, alguns tentavam até se rebelar, mas com muito pouca sorte em obter sucesso.

Desta maneira, com o tempo, fomos aceitando a realidade que nos era contada. Agora já em histórias para adultos, inseridas em diversas datas festivas ou não e, desta vez, nos diziam que deveríamos acreditar em tudo aquilo.

Algo estranho, chocoso, duro de aceitar. Das histórias de crianças, mágicas e felizes, só podíamos tirar a alegria passageira e depois 'cair na realidade'. Das histórias não divertidas, ditas histórias da vida, tínhamos de aceitar e nos espelharmos.

Ocorre que, cada história pode estar representando a visão, a realidade, a vivência de um grupo, não de todos. Uma história pode ter um aprendizado para uma região, nada a ver com outras, não lhes diz nada.

Mas o que segue acompanhando o rumo de nosso mundo, mesmo em nossos dias, é que, salvo raras excessões, as crianças ainda tem de seguir esta cartilha dolorosa de ouvir e ter de crer em histórias de outros. Tem de aceitar viver a realidade de outros. Até que, sorte de alguns, consigam entender e buscar sua realidade. Melhor ainda: criar sua realidade!

E assim segue a vida. As histórias sempre são contadas pelos vitoriosos. As histórias que interessam aos poderosos são tornadas verdades, mesma à força. A história do Ocidente e do que aconteceu no Oriente até o século XV, foi contada, criada, tornada verdade pelos Europeus. Nunca ouvimos a história da civilização ocidental contada pelos povos que já habitavam as américas. Nunca ouvimos a história do Oriente na versão de um historiador Chinês, Japonês ou Mongol.

E temos de seguir acreditando e aceitandoas realidade que nos contam? Pensemos nisto.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!