A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

03 fevereiro, 2010

Dinheiro lhe dá Liberdade

As Sábias Palavras de Henry Ford que publicamos no dia 31 passado foram as seguintes: "Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência".

Recebemos alguns e-mails a respeito desta frase que parece uma contradição ao que temos dito aqui sobre usufruir a liberdade. Qual seja, somente se Você tiver dinheiro é que poderá de fato ter acesso a tudo que desejar e, desta forma, poderá gozar de sua liberdade. Está certo, dissemos isto. Mas as palavras de Ford não vão contra ou negam o que dissemos.

Então, afinal, o ...


... Dinheiro lhe dá Liberdade?



O que Ford disse, e com que concordamos, é que Você não pode e não deve colocar sua esperança de liberdade somente no fato de possuir dinheiro. Até porque dinheiro na mão é vendaval. Se Você não estiver preparado para o ter.

O dinheiro é uma ferramenta com a qual Você deve e pode contar para realizar quase tudo o que desejar. Mas é uma ferramenta, nada mais do que isso. O que lhe dará a certeza de se manter de posse de algum dinheiro ou de alguma fortuna, é a sabedoria, a experiência de vida e a competência. E isto não se aplica somente ao dinheiro. Estes três quesitos lhe darão a certeza de se manter num rumo ou numa situação com mais tranquilidade.

Então, o dinheiro pode lhe dar acesso a muitas coisas que Você poderá desejar ou que poderá utilizar para alcançar seus prazeres, seus objetivos. Dessa forma dizemos que sem o dinheiro Você não poderia usufruir de toda a sua liberdade. Isto não quer dizer que o dinheiro é onde Você deve apoiar-se como solução definitiva para tudo. Repetindo, trate-o como uma ferramenta que lhe abre portas, lhe dá capacidade de comprar, de contratar.

Um exemplo disto? Eu mesmo, se somasse tudo o que já consegui ganhar em dinheiro ao longo de meus anos de trabalho, de foco em ganhar dinheiro, com certeza poderia chegar próximo de um milhão de reais. E isto quer dizer que tenho hoje pelo menos parte deste dinheiro? Ledo engano! Assim como ganhei, ele se foi. E tenho a certeza de que a maioria das pessoas nunca fez esta conta. Só se queixam de não ter dinheiro ou não ter o suficiente, mas nunca se deram ao cuidado de computar todos os ganhos que tiveram trabalhando para verificar o quanto afinal já ganharam. Faça isto, some seus ganhos ao longo de sua vida até aqui. Isto poderá lhe dar outra visão a respeito de dinheiro.

Feito? Somaram? Veja bem, some tudo, seus salários (se for seu caso) mais os acessórios do salário: fgts, inss, etc. Tudo isto é seu, lhe foi pago. Veja no quanto resultou isto. Agora avalie onde foi este dinheiro. Ah, Você precisou dele para viver? Certo, para comer, vestir, divertir-se, etc. E para todos aqueles gastos desnecessários que Você fez e segue fazendo em muitos casos.

Veja Kiyosaki, em seus ensinamentos ele diz: ativo é o que coloca dinheiro no bolso, passivo tira. Onde Você colocou seu dinheiro ao longo de sua vida de trabalhos? Ativos ou passivos? Não fique triste, não fomos, a maioria de nós, educados para ganhar e guardar dinheiro, para colocá-lo a trabalhar para nós. Mas este exercício serviu pra Você medir a quantidade de dinheiro que já ganhou e segue sem independência? Então já temos um ganho aqui.

Então quando eu passei a entender o quanto eu posso ser rico, o quanto seria bom eu ficar rico, passei a me dirigir para este objetivo. E aprendi ainda mais com Kiyosaki, Harv Eker, Wallace, Ford, que o ganhar dinheiro serve para me propiciar liberdade, mas desde que eu trate o dinheiro com sabedoria, ou de outra maneira, que eu tenha sabedoria e saiba para quê eu quero o dinheiro. Neste momento, quando eu souber o quanto o dinheiro pode me servir, eu passo a ganhar e a saber trabalhar com ele, a fazê-lo trabalhar para mim.

Então, voltando aos e-mails, não há contradição, há um novo entendimento aqui. Pelo menos queremos que tenha havido!

.
Leia tamb´m...
Dinheiro lhe dá Liberdade 2
Dinheiro lhe dá Liberdade 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!