A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

27 outubro, 2009

Que Realidade Você Deseja?

O mundo pode ser um lugar muito ruím, horroroso e cruel. Pode, ao mesmo tempo, ser um lugar muito bom, maravilhoso mesmo, abundandte de tudo o que se deseja. Como?


E não há, necessariamente, meio termo para isto. É diretamente dependente de sua escolha sobre qual realidade Você deseja. Ou ainda: Tudo depende de como Você deseja ver o mundo e de como edifica a sua realidade.

E como é possível que o mundo seja de mais de uma maneira? Algo próximo do simples para entender, talvez nem tanto para chegar lá.



Veja uma pessoa do tipo pessimista, aquela para quem algo desagradável é, exclusivamente, algo desagradável, motivo de ruminações, estresses e depreções. Para uma pessoa deste tipo uma situação do tipo 'perder o ônibus' pode ser motivo de desistir do dia, nada mais vai dar certo. Para ela é um sinal de nuvens negras. Melhor voltar para casa e se enfiar debaixo de uma nuvem negra protetora. E passar o dia ruminando tudo o que de ruim poderia acontecer mais se seguisse em frente.

Para uma outra pessoa nesta mesma situação, uma pessoa otimista, que aprendeu a ver o lado bom das coisas, 'perder o ônibus' não deixa de ser um transtorno. O que muda é que ela busca tirar algo bom disso. Um tempinho a mais para ir à padaria e tomar um café. Ou pegar o jornal e, tomando o táxi, ler no caminho as notícias. Ou apenas aceita que chegará atrasado e segue o caminho certo de que algo bom e diferente vai ainda acontecer fruto daquele aparente transtorno.

O que mudou no mesmo mundo? A forma como cada uma dessas pessoas o interpreta. Para ambas 'perder o ônibus' foi fruto de algum pensamento que tiveram, vem em cumprimento de algum desejo individual. O pessimista usa isto para afundar ainda mais. Provavelmente o fato em si para o pessimista é função de algum desejo não agradável. O otimista colhe este fato como um ingrediente de alguma coisa que ele tem de ver no seu caminho e que não veria se não tivesse perdido o ônibus.

Agora, e como chegar a ver o melhor lado das coisas? É possível para qualquer pessoa? Eu poderia mudar isto se minha visão fosse a primeira, ou seja, pessimista?

Ver o lado bom, ser otimista, é parte de um hábito. Um bom hábito. Passe a buscar alguma coisa boa nos fatos que lhe parecem ruíns. Avalie: o que isto pode me trazer de bom? Coloque como seu objetivo ser mais otimista e pratique diuturnamente. Em tudo! Mesmo no que parece morno, normal, busque ver algo mais. A prática contínua vai tornar os pensamentos otimistas mais naturais, mais familiares. Você, em algum tempo, se notará uma outra pessoa. Muito melhor.

E isto mudará de que maneira minha vida para justificar algum esforço? Bom, as pessoas mais otimistas costumam ter mais felicidade. E as mais felizes são as mais bem sucedidas profissionalmente, financeiramente, nas relações sociais, etc. Isto, para Você, justifica alguma idéia de mudar, de ser mais otimista?

Com estas informações Você pode começar a construir uma nova realidade. Uma ralidade onde, perder o ônibus pode ser motivo de encontrar alguém que toma o ônibus seguinte. Pode ser motivo para tomar conhecimento na banca de revistas (enquanto espera o próximo ônibus) de algum fato que vai lhe ajudar a resolver aquela tarefa que estava pendente sobre sua mesa de trabalho. Entendeu? E esta realidade lhe será muito mais benéfica!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!